ALCKMIN ULTRAPASSA BOLSONARO NAS PESQUISAS EM SÃO PAULO


O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, segundo as últimas pesquisas IBOPE ultrapassou, pela primeira vez, o candidato da direita, Jair Bolsonaro. O tucano teve a sua candidatura homologada ontem, em convenção nacional, com o apoio dos partidos que integram o chamado Centrão, no Congresso Nacional e conta com 71 deputados federais e um senador.
É sinal positivo demonstrando, dede já, a possibilidade de crescimento da candidatura tucana em todo o país. A grande aliança em torno de Alckmin que passou a ser (depois do apoio do Centrão) dono de maior espaço de propaganda no Rádio e na TV e contando com o apoio de vários partidos entre todos os outros candidatos, coloca o ex-governador de São Paulo em posição privilegiada.
No Maranhão, na disputa pelo Governo do Estado, o apoio do deputado Eduardo Braide e do seu PMN, ao senador Roberto Rocha, também, deverá alterar o quadro atual que deixa o candidato tucano, em baixo patamar na preferência do eleitorado maranhense. Aliás, são muito normais as alterações de posições na medida em que se aproximam as eleições. Mais de 20% dos eleitores brasileiros se declaram indecisos, ou seja, ainda não definiram em quem votar. Isso poderá se constituir mudança nas previsões hoje reveladas pelas pesquisas.
Por essa razão é que se diz: “eleição é igual a jogo de futebol, resultado definitivo só depois dos 90 minutos”. Comemoração antecipada é precipitação.

BRAIDE COM ZÉ REINALDO
O deputado estadual Eduardo Braide, candidata a deputado federal, nas eleições de outubro, declarou apoio a José Reinaldo Tavares que disputará juntamente com Alexandre Almeida uma vaga ao Senado, pelo PSDB, e lógico, a Roberto Rocha ao Governo do Estado. Rocha, a partir de agora conta com o apoio do PSDC, Podemos, Rede, PMN e do PHS. O deputado federal Waldir Maranhão, como era previsto vai tentar a reeleição. Com o crescimento de Alckmin em São Paulo, obviamente, as candidaturas dos tucanos nos estados tendem a crescer. É o curso natural da política brasileira onde o oportunismo é presente em lugar das convicções.
Ontem, em concorrida convenção estadual o PSDB oficializou as candidaturas de Roberto Rocha ao governo, Zé Reinaldo e Alexandre Almeida ao Senado e dos que vão disputar cadeiras na Assembléia Legislativa e Câmara Federal.       

AS IRREGULARIDADES
Não é e nunca foi da nossa parte defender irregularidades. Elas não podem acontecer no poder público e em lugar nenhum. Mas, quem vive e conhece a realidade de cada um dos municípios, sabe das dificuldades que afligem as suas populações. Os convênios firmados com o Estado geralmente custam ser liberados enquanto as necessidades de providências para realização dos serviços para quais eles (os convênios) foram firmados, urgem. Um prefeito sensível a essa situação, geralmente resolve contratar os serviços, por exemplo, para atender os estudantes com o transporte escolar aos mais necessitados sem levar em conta os rigores da Lei, que nem sempre são aplicados a todos, mas a alguns, que não se encaixam no leque de amizades do promotor da sua cidade.

OBSERVAÇÃO
Foi o que observei no caso da condenação do ex-prefeito Eduardo Dominici, de São João Batista: os serviços foram contratados e executados, porém, a licitação apresentou vícios que a Justiça considera crime. Há ocorrências iguais Brasil afora e nem sempre os seus autores são tão severamente punidos. Fui informado que o ex-gestor vai recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça. É o direito dele e que deve ser exercido.  

OLINDA NOVA DO MARANHÃO I
O prefeito de Olinda Nova do Maranhão, Edson Costa Barros Júnior (Costinha) e o secretário da SEMAPA Raimundo “da Farmácia”, trabalham na implantação dos campos de plantio agrícola, dos povoados de Itaparica, Sorocaba, Curva do Ascenso, e Mata Praga, com culturas diversificadas de melancia, feijão, batata, abacaxi e outros, dentro da perspectiva da agricultura familiar do município. Em breve, haverá o primeiro encontro do produtor de agricultura familiar de Olinda nova, com a equipe da secretaria e palestrantes convidados em especial, o professor Antônio Tomás, coordenador de Agricultura familiar do IFMA, falando sobre a criação de galinhas caipiras, para auto-sustentabilidade dos produtores.

OLINDA NOVA DO MARANHÃO II
O prefeito Costinha e o secretário de agricultura, “Raimundo da Farmácia”, anunciam também, com previsão da conclusão das obras, para setembro, a inauguração do matadouro público da cidade. Dentro de todos os padrões seguidos pela fiscalização sanitária, esta inauguração garantirá a saúde da população e comercialização do gado de boa procedência abatido na região.

PESQUISAS
Observadores simpatizantes de várias outras candidaturas a governador consideram que, realizadas as convenções que confirmaram na disputa os nomes de Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB) Zapata (PSTU) e Maura Jorge (PSL) as pesquisas, daqui pra frente devem mostrar quadro diferente daquele que aponta Flávio Dino (PCdoB) eleito no primeiro turno, com cerca de 60% dos votos. A possibilidade de um segundo turno, para eles, se torna cada vez mais evidente. Contudo, os “dinistas” ou “flavistas” continuam confiantes na vitória do comunista já no dia 7 de outubro.



Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected