COMUNISTAS OU GOVERNISTAS?


O governador Flávio Dino recriou e reorganizou o Partido Comunista do Brasil no Maranhão e pelo qual foi eleito governador em 2014. Hoje, na luta pela reeleição tem o apoio de partidos que militam no centro – direita que e na defesa de qualquer governo sem considerar as posições e ideologias do chefe. O importante para essa gente é integrar os quadros da administração. Não querem ser carimbados de direitistas ou comunistas, mas governistas e por isso se encosta-se a quem comanda o tal poder.
Os discursos que se ouvia dos políticos, no passado tratavam muitos temas, inclusive dos princípios ideológicos de adversários. Por questão de interesse próprio dos candidatos a cargos majoritários que dependem do apoio de todos – sob a alegação de que voto ninguém rejeita – esse tema (ideologia) não entra na pauta de debates. Temos aí o exemplo de partidos que apóiam Flavio Dino ao governo do Maranhão e Geraldo Alckmin (PSDB) a presidente da República que têm posições políticas e ideológicas conflitantes. Não há coerência. Outro exemplo: O PT maranhense que hoje está com Dino, no passado apoiou Roseana (MDB), partido de Michel Temer.
E como resultado desse oportunismo as perspectivas de MUDANÇAS, caem por terra a cada eleição e tudo continua como dantes na casa de Abrantes. Nos quadros do próprio PCdoB, é possível identificar que apenas 20% tem simpatia ou tendência socialista, os outros 80% formam a facção de convictos governistas e/ou oportunistas, como queiram. Como dizem pela aí, “já não se faz mais comunistas como antigamente”...
E ontem, na grande convenção do PCdoB e de partidos aliados, observou-se essa mistura do bem (comunistas e socialistas) e a considerada do mal (direitistas governistas e oportunistas) falando a mesma língua e com o mesmo otimismo sobre as possibilidades de Flávio Dino ser reeleito no Primeiro Turno, em outubro. Mas, em caso de acontecer uma zebra e Roseana se eleger, acreditem os políticos, em sua maioria, que hoje estão com o governador voltarão aos braços da emedebista, sem titubear. Assim foi e assim será! O oportunismo político está sempre acima da ideologia.
Espero que estas observações não sirvam para me rotularem de “sarneysista” até porque estou com Flávio Dino, mas, acima de tudo por convicção, não (repito) por oportunismo ou interesse pessoal. O Maranhão é maior!

CARAVANAS
Inúmeros municípios maranhenses participaram da Convenção do PCdoB e de partidos aliados que aconteceu ontem em São Luís. As caravanas vieram de ônibus do interior e movimentaram a BR-135 e o Cujupe as duas únicas possibilidades de acesso por terra e pelo mar, respectivamente a São Luís.

ROSEANA
Os partidos que apoiam a candidatura da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) para governador se reúnem hoje, em São Luís para homologar a candidatura dela, dos candidatos ao Senado e aos cargos proporcionais de deputado federal e deputado estadual. Informações dirigidas à coluna dão conta de que o objetivo é mostrar força numa grande festa democrática que começará por volta das 09 horas da manhã.

PURO SANGUE
O PSTU, partido de extrema esquerda não coligou com nenhuma outra agremiação partidária e lançou, em sua convenção realizada na última quinta-feira, uma chapa “puro sangue” com Ramon Zapata e Nicinha Durans (governador e vice), respectivamente, e para o Senado, Preta Lu e Saulo Arcangeli para as duas vagas ao Senado.

ALCKMIN FORTALECIDO
O apoio do chamado Centrão que é composto por 71 deputados federais, representando todos os estados brasileiros, segundo observadores fortaleceu muito a candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República em termos de apoio e votos, além de lhe proporcionar um maior tempo de propaganda no horário político, no raio e na televisão. O candidato e amigo de Alckmin ao Senado pelo Maranhão, como conseqüência desse acordo com o Centrão, também, foi favorecido, o mesmo não acontecendo com Roberto Rocha que disputa o governo do Estado, pois, esse segmento está comprometido com a candidatura do governador Flávio Dino candidato à reeleição. 

DOMINICI
O prefeito de São João Batista, engenheiro João Dominici apóia a candidatura de Flávio Dino ao governo e o deputado federal José Reinaldo Tavares ao Senado. Com relação ao Governo do Estado, o grupo que faz oposição ao prefeito, em sua maioria, também marcha com Dino que significa dizer que a oposição ao governador, naquele município é ínfima. E assim acontece em quase todos os municípios da região da Baixada.

FICHA-SUJA
Candidatos considerados ficha-suja que insistirem em suas candidaturas e que fizerem gastos com dinheiro do fundo partidário, serão obrigados a devolver o dinheiro eleitos ou não caso suas candidaturas venham a ser impugnadas, garante a procuradora geral da República, Raquel Dodge, acrescentando que a Justiça Eleitoral tomará decisões rápidas sobre esse caso.   
               
        

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected