CANDIDATO DE LULA É O SEGUNDO NA PREFERÊNCIA DO ELEITORADO

Vítima de atentado, o líder das pesquisas, presidenciável Jair Bolsonaro continua internado em hospital de São Paulo convalescendo de uma segunda cirurgia a que foi submetido na última semana passada. O estado de saúde dele é estável, segundo os médicos que o assistem. Enquanto isso, o candidato de Lula (PT) e companhia passou a ocupar o segundo lugar depois da última pesquisa do DataFolha, publicada na última sexta-feira (14), no Jornal Nacional e ontem pela imprensa escrita. O ex-presidente petista, mesmo condenado e preso, não se dar por vencido e aparece na TV fazendo campanha em favor de candidatos do partido.
A legislação brasileira é complacente com os políticos e permite a apresentação de recursos para protelar as decisões finais sobre os denunciados, investigados e processados. No Maranhão temos exemplos como do senador Edson Lobão e seu filho e suplente Edinho Lobão, candidatos à reeleição apesar de responderem na Justiça vários processos. Ambos, acusados da prática de corrupção e de outros crimes, se dizem inocentes, competentes, honestos e com grandes serviços prestados ao Estado. Lideram as pesquisas, donde se conclui que ser corrupto no Brasil deixou de ser crime para ser ato de bravura, nos olhos da maioria.
É crime comprar ou vender votos, mas não há proibição do poder público repassar aos partidos bilhões de reais para custear as despesas de campanhas. Disso o povo sabe e aqueles menos compromissados com a moral, a ética e o exercício da cidadania garantem sem nenhum vexame: “só voto se me ajudarem”, ou seja, “se comprarem meus votos”. E isso vai acontecer e é por isso que dificilmente pobres conseguem se eleger a cargos eletivos no Brasil. E a razão alegada por um contingente significativo de eleitores é que os eleitos só empregam familiares e amigos do peito para os cargos que dispõem. Quem dá razão a quem? Corruptos têm de todo tamanho e em qualquer lugar... Eu, particularmente, vou votar nos menos corruptos e mais competentes. E não está fácil encontrá-los...

SÃO JOÃO BATISTA
A Câmara Municipal, por unanimidade, aprovou a prestação de contas do ex-prefeito Zequinha Soares, referente a 2001. Esse era o último obstáculo que o impediu durante mais de uma década a disputar eleições. Agora com essa decisão do Poder Legislativo Municipal, rejeitando o parecer contrário à aprovação das contas do ex-mandatário municipal, ele está livre para disputar, novamente, o cargo de prefeito do município de São João Batista, em 2020. Várias ações de improbidade administrativa que ele respondeu, foram provocadas por mim, enquanto vereador (2001 / 2004) ao Ministério Público daquela comarca. Não me arrependo porque tentei zelar pela boa aplicação dos recursos públicos do município. Mas, o parabenizo pela vitória consolidada pelos vereadores atuais.

SÃO JOÃO BATISTA II
A prefeitura, sob o comando do engenheiro João Dominici continua com as ações sociais nas comunidades mais carentes (a última, semana passada) foi realizada no povoado Sarnambi. As estradas vicinais, também, merecem atenção especial do prefeito depois do longo e tenebroso período chuvoso que destruiu a maioria delas. A que liga Campinas a Santana com extensão de 16 quilômetros onde foram abertos grandes buracos no asfalto, está sendo recuperada com recursos do próprio município, assim como a que interliga a MA-014 à cidade de São João Batista. O prefeito está trabalhando muito, considerando-se a redução no valor do FPM neste mês de setembro que chega a atingir todos os municípios maranhenses num montante superior a R$ 12 milhões (doze milhões de reais). A informação é da FAMEM.

PERGUNTAR NÃO OFENDE
A posse, na presidência do Supremo Tribunal Federal pra quem? Para o MDB? PT? Para os dois? Ou estão promovendo festas em vão? Ninguém sabe o que passa pela cabeça de um juiz, essa é a certeza nua e crua. Na justiça local existem processos tramitando rapidamente enquanto outros caminham a passos de tartaruga. A máxima do uso de “dois pesos e duas medidas” nos julgamentos na justiça brasileira existe, mas, provar ou pelo menos denunciar essa prática, ninguém se atreve, principalmente os que não dispõem de recursos financeiros para pagar um bom advogado para defendê-lo, em caso de ser processado por crime de injúria e difamação por alguém que poderia colocar a carapuça na cabeça.

ELEIÇÃO À VISTA

Caros leitores. A partir do próximo domingo serei substituído neste espaço pelo amigo e conterrâneo, professor João Batista Azevedo, é que, do dia 20, até depois das eleições estarei em São João Batista, onde cumprirei o dever cívico de votar. Desde já peço a proteção de Deus para escolher os melhores para representar o nosso Maranhão e o Brasil. 

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected