São João Batista ganha a Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais: com a luta dos seus filhos e o apoio das autoridades locais

 

Um sonho acalentado por muito tempo, finalmente tornou-se realidade no último dia 29 de outubro, com a eleição da sua primeira diretoria e a apresentação dos 31 membros efetivos - fundadores. Trata-se da Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais de São João Batista-MA (AJOLECIS).

Discursos empolgantes, aflorando sentimentos poéticos foram proferidos, mexendo com o amor e gratidão à terra querida, berço de grandes personalidades dos meios jurídicos, políticos, culturais, educacionais...

A maioria dos novos acadêmicos tem livros publicados, outros estão a caminho das gráficas para, igualmente, revelarem os seus talentos, através de publicações de crônicas, poesias, romances, memórias e outros gêneros, que certamente irão contribuir para o enriquecimento da cultura, não só de São João Batista, mas do Maranhão e do Brasil, e, porque não dizer, do mundo.

As tradições culturais, sabemos, pertencem a cada povo, a cada lugar, mas, se torna universal no sentimento e na apreciação de todos os envolvidos na magia do saber, em geral, e nas manifestações regionais.

A ideia de uma biblioteca, sugerida pelo poeta e escritor José Eulálio Figueiredo e por outros acadêmicos, foi prontamente acolhida e aprovada por todos os acadêmicos. Esta ação, uma vez posta em prática, contribuirá, objetivamente com educadores e estudantes, além do público em geral e que, por várias razões, não têm acesso ao mundo dos livros, preservadas as exceções.

Na verdade, a Academia de Letras, Ciências e Saberes Culturais de São João Batista, que tem como presidente o professor e escritor Marcondes Serra e na diretoria Geral e Administrativa, professor e escritor João Batista Azevedo, tem objetivos definidos no sentido de contribuir para o desenvolvimento da cultura. Debates envolvendo temas atuais, relevantes e pertinentes serão, com certeza, pautados e realizados no município.

A solenidade de posse dos 31 acadêmicos está marcada para o dia 04 de dezembro, e, a partir daí, os trabalhos serão iniciados efetiva e definitivamente para a alegria e a esperança de dias melhores para a nossa terra e para o povo joanino.

Finalmente quero agradecer ao confrade João Batista Azevedo pelo incentivo dado a mim para integrar esse seleto grupo de intelectuais, reconhecidamente portador de conhecimentos literários profundos.

Com humildade, gratidão e coragem saberei honrar a indicação e, ao mesmo tempo, oferecer a minha contribuição para que os objetivos da entidade sejam alcançados plenamente. Parabéns a todos os confrades e confreiras que integram, como membros efetivos, a Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais, a "caçula" do Maranhão. 

 

Vídeo da posse dos membros da AJOLECIS 


 

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected