São João Batista comemora 47 anos de emancipação


É um município pequeno. Tem cerca de 23 mil habitantes, a maioria (65%) instalada na zona rural. Tem como maior atração a beleza dos campos naturais, hoje muito depedrado pelos búfalos, objeto de inúmeros atritos entre criadores e agricultores da região. Em São Luís, está representado pela colônia da Baixada Ocidental. Grande parte luta com ardor pela sobrevivência. Muitos outros se destacam na capital como políticos, médicos, engenheiros, administradores, empresários, jornalistas, radialistas, etc, e hoje integram a classe média alta ludovicense.

Politicamente teve dois expoentes que marcaram, desde a sua fundação, posições antagônicas pelo controle do poder local: José Maria de Araújo e Francisco Ferreira Figueiredo – ambos falecidos. No plano estadual o primeiro era representado, nas décadas de 50 a 70 pelo então deputado José Dominici, que morreu recentemente, enquanto Chiquitinho Figueiredo participava pessoalmente da política estadual, e, também, chegou à Assembléia Legislativa por duas vezes.

Atualmente a família Dominici é representada pelo atual prefeito Eduardo Henrique Tavares Dominici, que mereceu o apoio, dentre outras lideranças, do ex-prefeito Luís Figueiredo, sucessor do pai, Francisco Figueiredo (Chiquitinho).

A junção de forças em prol da candidatura vitoriosa de Eduardo Dominici, objetivou devolver ao povo o poder no município que estava há 16 anos – com um hiato de quatro anos (gestão Tonho Figueiredo) – sob o controle do ex-prefeito José de Ribamar Ferreira. Foi um longo período de escuridão. Nem a Câmara Municipal, que tive a honra de integrá-la, recebia as informações solicitadas sobre o que ocorria na administração municipal. Nem mesmo as verbas do Fundef eram aplicadas com transparência.

Hoje, diferentemente do que ocorria no passado, o Conselho de Acompanhamento se reúne todos os meses para apreciar a prestação de contas e tomar conhecimento da sua aplicação. Antes os conselheiros eram procurados, isoladamente, em suas casas, apenas para assinarem as Atas, normalmente redigidas no gabinete do então prefeito por pessoa da sua confiança.

As denúncias de irregularidades nas administrações anteriores motivaram somente nos últimos oito anos de mando do ex-prefeito, nada menos que 12 ações civis públicas, interpostas pelos promotores de Justiça Benedito Coroba e Cláudio Rebelo, que representaram o Ministério público, nesse período, em São João Batista. O desrespeito às leis aliado a anti-prática democrática marcaram esse anos, para decepção dos defensores da transparência administrativa no poder público.

Hoje a situação é de calmaria e de boas perspectivas de um futuro melhor para os joaninos. A cidade está mais limpa e acolhedora. Os serviços públicos em execução na sede e nos povoados dão mostra de que o prefeito Eduardo Dominici quer trabalhar e fomentar mais oportunidades para a população. Com essa esperança, muitas famílias que vieram tentar vida melhor em São Luís, estão de volta à terra natal. A responsabilidade do prefeito Eduardo Dominici é grande. “Sei disso e estou fazendo tudo que me é possível para não decepcionar o povo”, diz o prefeito, todas as vezes que é lembrado dessa realidade.

Marcado por turbulências políticas antes, durante e depois das campanhas eleitorais, São João Batista é considerado um município onde se vive diariamente a política partidária. Historicamente, na hora da decisão, o povo se alinha, em sua grande maioria, em apenas dois grupos: o do prefeito e o do contra. Quem “corre” por fora não consegue êxito. As duas forças se enfrentam e a mais hábil consegue maior número de adeptos, como ocorreu no último pleito, quando a oposição venceu com Eduardo Dominici.

Para comemorar os 47 anos de emancipação, a Prefeitura Municipal cumprirá uma vasta programação que se estenderá até 24 de junho, dia do padroeiro, São João Batista. Especificamente hoje, haverá alvorada, missa na Igreja Matriz, às 8 horas, hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e do município, desfile estudantil, reinauguração do colégio de Enseada dos Bezerros, decisão do Campeonato Inter-povoados e grande festa na praça de Eventos, animada pela Banda Reprise.

Parabéns, São João Batista!

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected