Retirada do posto não será necessária. Obra
segue normalmente com ajuste do traçado no trecho do posto de combustível
Equipes trabalham na montagem dos trilhos por onde passará o VLT |
A obra de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos
(VLT), que está sendo executada pela Prefeitura de São Luís, segue normalmente,
dentro do cronograma, e de forma intensificada. O secretário-adjunto municipal
de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, informou, nesta
quinta-feira (27), que foi feito um ajuste do traçado no trecho que abrange um
posto de combustível, no Anel Viário, na altura do bairro do Desterro. A
montagem dos trilhos (grade ferroviária), naquela área, está sendo realizada
entre o posto e o Mercado do Peixe.
Obra segue normalmente e a retirada do posto de combustível não será necessária |
“Verificamos que não será necessário retirar o posto de combustível. Para
tanto, as bombas e os tanques do posto serão removidas para um local mais a
frente. Sendo assim, o traçado vai passar entre um espaço do posto e o Mercado
do Peixe”, explicou José Arthur.
O adjunto da SMTT disse que, entre o posto e a via
permanente (grade ferroviária), será construída uma parede corta-fogo (anteparo
para evitar a propagação de fogo). “Não é obrigatório, mas faremos por motivo
maior de segurança”, frisou.
José Arthur Cabral Marques |
Etapa 2 - Arthur Cabral enfatizou que a Prefeitura já
executa a etapa 2 da obra do VLT em São Luís, (sentido Ceprama/Bar do Marujo,
passando por detrás do Sambódromo, no Bacanga, em direção ao posto de gasolina/Mercado
do Peixe), onde estão sendo realizados serviços de terraplanagem para a
colocação da brita e, posteriormente, da grade ferroviária.
Estes trabalhos consistem na preparação da base da
via (escavações, drenagem e colocação de caneletas, entre outros serviços) e
implantação da superestrutura com a instalação dos dormentes e dos trilhos. “As
obras da etapa 2 acontecem e seguem vindo do sambódromo até se juntar ao ponto
próximo do posto/Mercado, onde o trecho de 800 metros já está pronto, entre o
Mercado do Peixe e o fundo do Terminal de Integração da Praia Grande”, pontuou Arthur
Cabral.
Ponte metálica - José Arthur disse que quanto à construção do
pontilhão no Portinho (ponte metálica) - necessária por conta da intercepção da
via permanente com um trecho do canal do Mercado Central – ela se alinhará ao
ajuste do traçado.
Ele frisou, ainda, que a etapa 3, que vai do
Ceprama até a Rádio São Luís, inicia na
próxima semana. “Estamos fazendo alguns ajustes e vendo como executar os
serviços sem causar problemas ao trânsito”, ressaltou José Arthur Cabral.
“Em nenhum momento, a obra de implantação do VLT
ficou parada. Na etapa 2, que vem do sentido do sambódromo, a sub-base está
sendo executada. A etapa 3 também já iniciará”, acrescentou.
Os dois carros que formam o VLT têm capacidade para
358 pessoas. O VLT possui duas cabines opostas, o que suprime a necessidade de
manobra para poder mudar o sentido do trajeto pelo fato de ter movimentação
bidirecional. Além disso, o veículo possui rapidez de resposta na hora da
frenagem, bem como velocidade de resposta de aceleração e estabilidade de
velocidade. Cada carro tem 18 metros de extensão, que formam o veículo de 36
metros, com seis portas, que abrem simultaneamente.
Capacidade do VLT - O VLT é movido a biodiesel, tanto o carro líder
(motor de tração) quanto o carro reboque (gerador). Ele tem uma velocidade
média de 40 km/h (hoje a velocidade média operacional do transporte coletivo em
São Luís é de 12 km/h) e é constituído de ar-condicionado, cadeiras de fibra,
GPS (avisa quando se aproxima a próxima estação), espaço para idosos, grávidas,
obesos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Entre as vantagens,
estão a regularidade, pontualidade, eficiência e menor tempo de espera. Até
dezembro deste ano, será finalizado o segmento que vai da Praia Grande ao
Bairro de Fátima - de 5 km.
A etapa inicial do VLT consiste no primeiro trecho
de execução da Linha I do VLT (Centro - São Cristóvão), que irá até as
imediações do aeroporto, passando pelas avenidas dos Franceses e Africanos,
numa extensão de 13 Km.
A Linha I do VLT (Centro - São Cristóvão) terá ao
todo seis VLTs, totalizando 12 carros. A segunda etapa (linha 2) será do Anjo
da Guarda ao Centro.
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