SENADO EM TURBULÊNCIA


O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) enfrenta dificuldades para se eleger presidente do Senado Federal, em substituição ao atual presidente e o seu principal cabo eleitoral, José Sarney. O alagoano que dirigiu a Casa em tempos passados é atacado por denúncias graves por atos praticados por ele quando esteve no cargo, como na sua vida empresarial.
O senador Jarbas Vasconcelos (PE) é um dos que criticam com veemência a postura política de Calheiros e faz sérias restrições a José Sarney (AP). Apesar das investidas de Vasconcelos contra os dois caciques, Renan ainda reúne a maior fatia dos eleitores e, por isso, é considerado por observadores, como um forte candidato ao mais importante cargo do Senado da República.
A turbulência tende a aumentar na medida em que se aproxima o dia da eleição para escolha dos novos dirigentes da Câmara Alta do país. São raros os senadores que ainda não foram denunciados por prática de atos irregulares ou que não tenham tomado atitudes, digamos, aéticas ou indecorosas, na concepção da imprensa ou de parte dela. Se esse fato não conforta Renan Calheiros, pelo menos dá a ele a condição de se sentir nivelado (mesmo por baixo) com possíveis concorrentes – a chamada candidatura alternativa – defendida por alguns.
Pelo menos os votos de Sarney (AP), Lobão Filho (PMDB-MA), João Alberto (PMDB-MA) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA) Renan Calheiro tem garantidos, “porque todos atendem à determinação do presidente Sarney”. E ao que se sabe o cacique quer o colega alagoano como substituto. Tudo a ver!
O PSDB rechaça a candidatura de Renan e defende uma alternativa: Pedro Simon, Jarbas Vasconcelos e Pedro Taques estão sendo convencidos pelos tucanos a entrarem na disputa. Pedro Taques é o mais entusiasmado e já teria dito que com o apoio do PSDB, enfrentará  Renan Calheiros.

COLHENDO DIFICULDADES
Todo mundo viu e ouviu as garantias expressadas clara e objetivamente por Edivaldo Holanda Júnior durante a campanha política de que “com o apoio da presidenta Dilma e dos seus ministros tiraria “São Luís do abandono, do caos em que se encontrava”, afirmações essas corroboradas pelo seu principal apoiador e presidente da EMBRATUR, Flávio Dino. As facilidades apregoadas se transformaram em dificuldades para um prefeito que parecia conhecer a realidade do município e que agora se surpreende com ela.
Os ministros da Saúde e dos Esportes, respectivamente, Antonio Padilha e Aldo Rebelo, sumiram? E o presidente da EMBRATUR, nada poderia fazer para manter o carnaval, como antes, com os desfiles das Escolas de Samba e dos Blocos Organizados na Passarela do Samba?
Priorizar a saúde é dever de qualquer administrador, mas, deixar de promover uma das mais tradicionais festas populares – o carnaval – é inconcebível, além de proporcionar à governadora Roseana Sarney, como adversária política, a oportunidade de sustentar a alegria do povo ao promover um grande (e de múltiplas cores) reinado de momo. Nessa mistura de cores o vermelho será ofuscado? O futuro dirá.
Apesar da decisão do prefeito em não promover o carnaval, a população não será impedida de brincar, os turistas marcarão presença na folia e São Luís continuará, nesse quesito, tendo o destaque merecido.

SÃO JOÃO BATISTA
Este ano a prefeitura de São João Batista, sob o comando do prefeito Amarildo Pinheiro vai promover um dos melhores carnavais da história daquele município. “Encontrei o município arrasado, sem informações, sem dinheiro, sem móveis, as escolas depredadas, hospital abandonado, mas com muito trabalho estamos, eu e a minha equipe, colocando as coisas em ordem e o carnaval vai acontecer com toda alegria e apoio da população em geral e dos foliões, em particular”, garantiu o prefeito.
Durante os quase seis anos de mandato o ex-prefeito Eduardo Dominici promoveu e transformou o carnaval de São João Batista como referência em organização, segurança e alegria. Amarildo, amigo e companheiro de Eduardo garante que vai surpreender e fazer um carnaval ainda melhor, com várias atrações, incluindo bandas e desfile das escolas de samba e blocos organizados, além do Arrastão de Momo que percorrerá 2 km entre a Praça do Viva e a de Eventos. É esperar e conferir.

SÃO BENTO
São Bento que também é tradicional na promoção do carnaval, segundo o vice-prefeito, Isaac Filho, este ano vai proporcionar ao povo a oportunidade de se divertir com muita alegria. Bandas e blocos farão grandes festas nos quatro dias de folia. Segundo Isaac Filho, as dificuldades são grandes em consequência da má gestão anterior, mas a população não pode ser frustrada naquilo que ela mais gosta. O carnaval de São Bento é um dos melhores e vai continuar sendo o maior atrativo para os sambentuenses que residem dentro e fora do município.  

COMPRA ANTECIPADA
O ex-prefeito João Castelo acreditava na sua reeleição de tal forma que antecipou a compra do fardamento escolar dos estudantes da rede municipal de ensino para este ano. O atual prefeito ficou indignado, demonstrando que não vai distribuir o material aos alunos. Deve mandar comprar outro fardamento, desde que não seja da cor amarela.
E o que ele fará com esse material adquirido com o dinheiro dos contribuintes? Talvez, poderia servir como “pano de chão” para o falido e malfadado Socorrão.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected