REUNIÃO DOS CACIQUES DO PMDB DEFINIRÁ CANDIDATURA DE EDINHO

A cúpula do PMDB maranhense deverá se reunir na próxima quarta-feira (23), em São Luís, para lançar a pré-candidatura do suplente de senador, Edinho Lobão, à sucessão de Roseana Sarney, nas eleições de outubro. Todos os caciques do partido prometem comparecer ao evento (senador José Sarney, senador João Alberto, senador e ministro Edison Lobão, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores peemedebistas e de partidos aliados). Prometem uma grande festa ao estilo das oligarquias para tentar estimular o povo para revigorar as forças da desgastada oligarquia, demonstrando força e prestígio.

A governadora Roseana Sarney estaria sendo preparada, psicologicamente, para não demonstrar nenhum tipo de descontentamento pelo fracasso do seu projeto pessoal de deixar o governo no último dia 4 de abril, ser candidata ao Senado, eleger Luís Fernando na eleição indireta e reelegê-lo nas diretas de outubro. Com o jogo duro perpetrado na Assembléia com a determinação do presidente Arnaldo Melo em não abrir mão de disputar o cargo, o projeto Roseana caiu por terra. Obrigou-se a ficar no governo e Luís Fernando Silva desistiu da disputa.

O desdobramento desse episódio, previsto pelo senador Sarney, que teria estimulado Arnaldo Melo a “não abrir da luta” ajudou a sucumbir ou mandar para o espaço a pretensão da governadora. Antes mesmo do anúncio da renúncia de Luís Fernando o cacique-mor trabalhava junto ao ministro Lobão a candidatura de Lobinho que, hospitalizado em um hospital de São Paulo se encarregou de informar à imprensa que aceitaria substituir Fernando, como candidato ao governo. Tudo previsto, combinado e divulgado com a necessária urgência.

Na próxima quarta-feira todos estarão reunidos e unidos em torno de uma candidatura econômica e politicamente forte, mas que, pelo menos até agora, não dispõe do necessário apoio popular. A oposição não pode subestimar o adversário porque Sarney é Sarney, ainda mais com dois lobos ao seu lado...

PREFEITOS EM BARREIRINHAS

Em longos feriados prefeitos de grande parte dos municípios maranhenses, nomeia Barreirinhas como ponto de refúgio e “descanso”. Geralmente acompanhados de familiares e convidados adversários a serem cooptados promovem mega-festas regadas aos melhores vinhos. Nos seus municípios ficam os funcionários a lamentarem o não recebimento dos seus salários, os fornecedores que “não fornecem nada em troca” e a população em geral, pela ausência de trabalho na cidade por parte da prefeitura.

Os municípios, por essência, são pobres, de povo carente, mas os prefeitos de repente se transformam em milionários e, sem doer à consciência, esnobam até daqueles que os elegeu, e os que contribuíram de uma forma ou de outra para a sua “glória”. Tem prefeitos, movidos pelo pior sentimento “abrigado” num ser humano (a ingratidão) que ao ser eleito, imediatamente rompe com os que mais o ajudaram e procura adversários para “formar o seu novo grupo”. A convivência passa a ser hostil entre eles e o município perde a chance de crescer. As denúncias entre os grupos em litígio crescem e quem ganha são os advogados.

A insegurança fomenta o medo. E quem pratica irregularidades e perde a confiança popular vive assim: inseguro e amedrontado, mas não perde o apetite de roubar.

SOBRE ATRASO DE SALÁRIOS

Não é novidade. Vez por outra a Justiça determina o bloqueio do FPM de determinada Prefeitura para pagar salários atrasados dos servidores. Essa deveria ser uma regra geral, permanente e sem distinção: o Ministério Público e a Justiça priorizar o pagamento em dia dos servidores municipais em todo o estado e punir os gestores que descumprem esse dever de pagar os seus funcionários em dia.

Em caso do prefeito contratar servidores em número superior ao necessário, ultrapassando o limite determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, por injunções políticas, deveria ser cassado e preso. Não cumprir suas obrigações com o funcionalismo é prova de má gestão, de falta de planejamento e, sobretudo, de responsabilidade. O Ministério Público precisa está atento a essa situação, acionar a Justiça com o objetivo de punir prefeitos caloteiros espalhados por esse Brasil a fora. O servidor público merece respeito. Ou estou errado?

OI, PIOR OPERADORA

A operadora de telefonia móvel OI é uma das mais acionadas por usuários ao PROCON e à Justiça, no Brasil inteiro, pelos péssimos serviços prestados. Na telefonia fixa não é diferente. A irresponsabilidade e ou a incompetência dessa empresa chega ao extremo, de cancelar uma linha residencial, instalar em outro endereço e alegar engano, erro, prometer resolver o problema em 48 horas e passar 20 dias sem dar nenhuma satisfação ao usuário prejudicado.

O pagamento das contas está em dia. Não há nenhum motivo justificável para a OI, por erro ou engano do funcionário que cometeu essa irresponsabilidade, demorar tanto tempo para recolocar a linha (3256-0051) no endereço em que estava instalada.

O caso está ou vai parar na Justiça.

SANTA INÊS

Informações enviadas à coluna por moradores de Santa Inês indicam o abandono em que está submetido o município, conseqüência da má gestão do atual prefeito. As ruas e avenidas da cidade estão cheias de buracos e lixo, as estradas vicinais, em sua maioria intransitável.

E como se não bastasse, a Câmara Municipal, com o aval do prefeito, através de um projeto inusitado doou à empresa privada “Val Paraíso” um terreno de aproximadamente 15 hectares. O projeto foi aprovado por 15 dos 17 vereadores. O Ministério Público denunciou a lambança e os vereadores já deram um jeito de “desaprovar” a matéria. Mesmo assim, vereadores e prefeito continuam respondendo pela irregularidade praticada, na Justiça.






































Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected