SINAL DE INSATISFAÇÃO

A Convenção estadual do PSDB realizada em Imperatriz, no último domingo, não contou com a participação popular esperada. A população que era aguardada maciçamente, pelo prefeito Sebastião Madeira, anfitrião do encontro tucano que homologou as candidaturas a deputados estaduais e federais e oficializou a coligação com o PCdoB de Flávio Dino com Carlos Brandão na vice, ficou indiferente. O ex-prefeito João Castelo, preterido de concorrer ao Senado pela Comissão Executiva do partido (PSDB) vai disputar uma cadeira de deputado federal. A deputada estadual Gardênia Castelo, que se dispôs a coordenar a campanha de Castelo a senador, agora será candidata à reeleição.

Levar a Convenção para Imperatriz foi à maneira que os tucanos contrários à indicação de Castelo ao Senado, acharam para evitar uma suposta manifestação da militância, em São Luís, em defesa do ex-prefeito. Pior a emenda que o soneto, pois, em Imperatriz não houve manifestação, mas, também, não foi registrada a presença da maioria de militantes e simpatizantes, que preferiu não participar de um acordo que em nada engrandece o PSDB maranhense. Muito ao contrário, o torna uma sigla minúscula, incompatível com a sua importância a nível nacional.

E o pior de tudo é a Oposição local perder a chance de ter um senador da República. Líder em todas as pesquisas de intenções de votos, João Castelo fora do páreo aumentam as chances de Gastão Vieira (PMDB), preferido de Dilma Rousseff, fortíssima candidata à reeleição, especialmente no Maranhão. Apesar de não acreditar que um político é capaz de transferir seus votos a outrem, no caso em espécie, é possível. Grande – e bote grande nisso – parcela dos maranhenses depende da Bolsa Família e de outros programas sociais que Dilma os coloca como seus e do PT. Esse discurso não afetaria Castelo pela sua história, mas poderá anular a pretensão de Rocha.

Enquanto Flávio Dino (PCdoB) se mantém com mais de 50% das intenções de votos apuradas em todas as pesquisas, Roberto Rocha (PSB) estagnou em pouco mais de 20% nas mesmas pesquisas, fato que atesta a imprudência dos defensores dessa candidatura que, segundo observadores, não deverá ir a lugar nenhum. Político que sabe onde pisa não pode contrariar o povo, impondo a própria vontade.

LOBÃO FILHO

O senador e candidato à sucessão de Roseana Sarney, Edison Lobão Filho – o Edinho - com o irrestrito apoio da oligarquia demonstrou força na Convenção do PMDB, na última sexta-feira (27), realizada no Campus da Universidade Federal do Maranhão – Bacanga. Cerca de 120 prefeitos, centenas de vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, empresários e candidatos do partido a cargos eletivos participaram do evento. Dentre os oradores destacaram-se o senador e ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a governadora Roseana Sarney, deputado Gastão Vieira e o próprio Edinho.

Considerando-se eleito com o apoio do grande grupo engajado na sua eleição, Edinho priorizou como meta os programas sociais e o investimento em obras que culminem com o desenvolvimento do estado em todos os setores. Empolgado com a participação popular e convicto do empenho das classes política e empresarial do Maranhão nessa luta Edinho disse não ter dúvidas de que nos próximos três meses de campanha estará no topo da preferência do eleitorado maranhense que confirmará nas urnas a sua vitória.

FLÁVIO DINO

Neste domingo (29), será a vez do PCdoB e partidos aliados mostrarem força na Convenção que homologará as candidaturas de Flávio Dino (governador), Carlos Brandão (PSDB – vice) e Roberto Rocha (PSB - senador) além de deputados federais e estaduais. O evento acontecerá a partir das 09 horas de hoje no Salão de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Líder absoluto nas pesquisas, Flávio Dino se pronunciará mostrando à militância a necessidade de mudança nos rumos político-administrativo do Maranhão. Incentivará a militância continuar na luta pela mudança e pela renovação, sem se deixar impressionar com o poderio econômico do seu principal adversário, Edinho Lobão, que tem o apoio da oligarquia comandada pelo quase ex-senador José Sarney (Sarney não será candidato à reeleição). Além de Flávio Dino falarão aos convencionais o ex-governador José Reinaldo, candidato a deputado federal (PSB), Roberto Rocha, candidato ao senado e parlamentares.

REGISTRO DE CANDIDATURAS

Já a partir de terça-feira, os partidos políticos e coligações vão tratar de encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral, a documentação dos candidatos com o devido pedido de registro. Até outubro, quando acontecerá a eleição as Casas legislativas devem ter pouca movimentação, pois os deputados federais e estaduais em quase sua totalidade vão percorrer seus estados pedindo votos.

Apenas um ou dois dias na semana eles devem se reunir para definir pautas e votações mais importantes. Em todos os anos de eleição esses acordos são firmados entre os próprios parlamentares, sem que haja qualquer tipo de contestação. Seria compreensível (?), entendendo a necessidade deles, peregrinarem em busca de votos.

COMUNITÁRIO

O presidente da Associação dos Moradores do Recanto dos Vinhais tem trabalhado com dedicação, junto à Prefeitura Municipal de São Luís e à Polícia Militar, especialmente, buscando melhorias na infra-estrutura daquele conjunto residencial e na segurança dos moradores, respectivamente. Carneiro já conseguiu reunir representantes dessas instituições, na sede da entidade para discutir com a comunidade os problemas atinentes a cada uma delas que mais afligem os moradores.

Recentemente a Prefeitura executou serviço de tapa-buracos na Estrada Nova e Avenida Antares (mesmo deixando algumas deficiências) e a Polícia Militar anda mais presente no bairro, hoje, como os demais, cercado por invasões. Bom trabalho.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected