APURAR É PRECISO. DENUNCIAR, TAMBÉM!

Apurar e denunciar os responsáveis pelo caos instituído no Maranhão por administrações passadas, são iniciativas naturais de um governador legitimamente eleito pelo povo que assimilou, acreditou e apoiou o compromisso assumido por ele de moralizar os serviços e a aplicação das verbas públicas. Flávio Dino está atento e tomando providências contra os abusos praticados no governo de Roseana Sarney, culminando com construções de estradas e avenidas defeituosas e inconclusas, embora totalmente pagas. 

Os interesses das autoridades, os favores e as propinas se sobrepuseram ao respeito que deveriam ter para com o povo e às leis. Isso não pode e nem deve continuar. É verdade que esse fato não ocorreu só no Maranhão. O Brasil inteiro está contaminado pelo vírus da corrupção. Nos governos federal, estaduais e municipais a estória é a mesma: toda obra ou serviço executado gera “comissões”, denominação dada à propina. O povo sabe, comenta nas esquinas esperando uma atitude do Ministério Público que, pelo menos nos municípios, ou na maioria deles, só toma iniciativa de apurar práticas condenáveis de um prefeito, quando há denúncia formal.

Há, no seio da sociedade maranhense a expectativa sobre a determinação do governador Flávio Dino (PCdoB) não só apurar as irregularidades praticadas na gestão passada, mas denunciá-las, também, à Justiça obrigando o ressarcimento dos recursos financeiros desviados ou roubados, a exemplo do que é exigido dos beneficiários da Petrobrás, onde políticos, empresários e lobistas integram a lista de corruptos e corruptores. 

A maioria da população que “rala” para viver honestamente gostaria de ver toda essa gente que sangra os cofres públicos, na cadeia. Mas isso, no Brasil, não é a regra. A regra é a impunidade. 

REPRESENTANTES DO POVO

Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidentes do Senado Federal e da Câmara Federal, respectivamente constam da relação de políticos envolvidos com a corrupção da Petrobrás. Que representantes do povo!... Do Maranhão são dois: senador e ex-ministro de Minas e Energia, Edson Lobão e a ex-governadora Roseana Sarney, também, do PMDB. É vergonhoso para quem votou e pra quem acreditou na boa intenção de ambos. Pena que a verdade sobre o caráter e o comportamento deles veio à tona agora, no final da vida pública da qual eles se consideravam escravos. Enganaram muita gente, por muito tempo, não por falta de aviso.

Neste espaço, em variados comentários, denunciamos o mal feito de Lobão e de Roseana quando administraram o Estado. No final do governo era tão claro o medo de Lobão de ser denunciado, que tratou de comprar a TV Difusora... Um instrumento de defesa e uma possibilidade de bons negócios nos governos seguintes. E com “Edinho 30” à frente, a empresa “bombou.” 

ELIZIANE

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) é destaque na Câmara dos Deputados. A atuação da parlamentar na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a corrupção na Petrobrás já produziu comentários favoráveis e, como integrante da Comissão Especial que trata da Refinaria Premium, em Bacabeira, a população maranhense espera que ela investigue e esclareça as razões que levaram o governo a interromper e, por fim, decidir abortar o projeto, frustrando, assim, a esperança dos maranhenses que investiram naquele município na esperança de progredirem comercialmente. 

A deputada parece disposta a questionar com profundidade os motivos de tantos transtornos registrados na administração federal. E essa atuação forte da deputada a fortalece em São Luís como provável candidata à sucessão de Edvaldo Holanda Junior no ano que vem (2016). 

LOMBADAS

No último domingo o Dr. Peta criticou o excesso de lombadas (quebra-molas) na BR-135. São 27 até em Bacabeira. Mais do que as conferidas nesse pequeno trecho, por quilômetro, existe em toda extensão da rodovia e muito mais ainda na MA-014, reconstruída no governo de Roseana. E, para aumentar o desespero dos motoristas, além dos quebra-molas já se encontra esburacada. Aliás, obras inacabadas e superfaturadas são a marca da administração passada. “Estão espalhadas” por todo o Maranhão. 

CONVÊNIOS

E as prefeituras beneficiadas com os convênios assinados com o governo do Estado ao apagar das luzes em 2014, aplicaram o dinheiro em obras ou na campanha de Lobão Filho? A maioria dos prefeitos recebeu, senão todo o dinheiro, mas, parte dele engordou as contas das prefeituras. Os mais espertos, de cada cinco convênios fisgaram pelo menos a verba correspondente a três, outros de dois. E cadê o dinheiro? Carece uma séria fiscalização. As denúncias de corrupção nos municípios são anônimas, porém, merecedora de apuração por quem de direito. 

VEREADORES...

Quando um grupo de vereadores declara rompimento com um prefeito, faz denúncia e críticas publicamente sobre atos considerados irregulares ao invés de abrir processo de investigação, na Câmara, para apurá-los é porque a coisa não é pra valer. Esses “representantes do povo” não estão preocupados com a população, mas com os seus próprios interesses. E quando esse “furioso grupo” volta aos braços do prefeito, depois de uma “conversa” a que conclusão pode-se chegar? As “onçinhas” acalmaram os ânimos dos “rebelados”?

HELCIO SILVA

O ex-vereador de São Luís, Hélcio Silva continua em Curitiba. De lá ele edita o seu blog sempre atento aos fatos ocorridos no Maranhão e no país. Hélcio além de vereador da capital foi professor da UFMA. 

VIA EXPRESSA

Todo mundo sabe que a Via Expressa, construída e inaugurada por Roseana Sarney, apresenta várias incorreções de aspecto técnico e que foi superfaturada, fatos denunciados nesta coluna. 



Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected