HOJE, DIA DE RECOMEÇO E DE ESPERANÇA

Todos os prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos do Brasil tomarão posse hoje. É o recomeço, a renovação da esperança de uma tomada de atitudes e de iniciativas por parte dos novos administradores e legisladores municipais, no sentido de melhorar a vida do povo de suas cidades, que enfrentou nos últimos quatro anos dissabores e decepções; falta de compromisso, desvios de conduta e de dinheiro público, corrupção de prisão de políticos em grande parte das nossas cidades.

Há diferentes horários para as posses dos eleitos. São José de Ribamar – Grande São Luís – desde a madrugada de hoje já está sob o comando do prefeito Luís Fernando (PSDB). Em São Luís a solenidade de posse dos vereadores, eleição da Mesa Diretora e a posse do prefeito Edvaldo Holanda Jr (PDT) terão início às 14 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA). No pequeno município de São João Batista, os onze vereadores serão empossados às 16 horas e, ato contínuo os representantes do povo realizarão a eleição da nova Mesa Diretora e posse do prefeito João Dominici (PSDB).

O G-7 (Grupo dos Sete) acordou que o vereador Assis Araujo (PTB) será o novo presidente da Casa que apresentará chapa única com Júnior de Valdez na vice-presidência e Jorge de Baduca na 1ª Secretaria. Os dirigentes que deixam a administração da Câmara e outros vereadores, entre eles três que não voltarão ao mandato, se envolveram em escândalos porque teriam participado de irregularidades praticadas pelo prefeito anterior que foi afastado do cargo dando lugar ao vice-prefeito que hoje entregará o comando do município a Dominici.

Escândalos de toda ordem aconteceram em grandes e pequenos municípios do Maranhão e do país inteiro culminando com afastamentos, cassações e prisões de alguns deles. Mas parece que essas punições não intimidaram àqueles que continuaram fazendo o malfeito, subtraindo dinheiro público ou aplicando-o de forma errada, causando prejuízos incalculáveis à coletividade. Apesar disso, vale à pena renovar as esperanças e torcer pela honestidade, paz, saúde e felicidade geral, neste ano de 2017. O amor à causa precisa ser mantido.

SEM AUMENTO
O presidente Michel Temer (PMDB) determina que, para o governo federal ajudar financeiramente aos estados, os governadores têm de se comprometer em não nomear ou reajustar salários dos servidores. Para sacrificar ainda mais essa categoria de trabalhadores, quer também que aumentem o percentual de contribuição. Isso significa diminuição da renda do funcionalismo. Quer dizer: os políticos roubam e desviam dinheiro da saúde, da educação, da previdência e de outros setores e o sacrificado acaba sendo o servidor que nada tem a ver com a história. É mais uma injustiça! Apenas oito categorias serão beneficiadas com reajuste salarial este ano.

SEM REPASSE DA REPATRIAÇÃO
O procurador geral de justiça, Luís Gonzaga Coelho Martins solicitou O Tribunal De Contas da União, através de Medida Cautelar, a concessão de liminar proibindo que o Banco do Brasil depositasse nas contas das prefeituras maranhenses, a diferença que os municípios têm direito referente às multas do dinheiro repatriado de brasileiros que se encontrava depositado em paraísos fiscais, no exterior. O ministro Raimundo Carreiro, do TCU deferiu o pedido e, através de liminar determinou ao Banco do Brasil que só faça a transferência dos recursos às contas das prefeituras no dia 02 de janeiro de 2017. O governo recorreu e o TCU voltou atrás, mas os recursos só poderão ser movimentados, mesmo, a partir de amanhã, pelos novos prefeitos porque os depósitos nas contas foram feitos já na noite de quinta-feira, e, na sexta, não houve expediente bancário.

PERIGO NA PONTE
Para não fugir dos assuntos polêmicos, mais uma vez a cidade de São Luís se encontra a mercê de problema sério na ponte Marcelino Machado, a tradicional ponte do Estreito dos Mosquitos. Trata-se de um tema delicado, haja vista a sua importância sócio-econômica para o Maranhão e estados mais próximos. Pela real complexidade da questão e o que já vem causando em termos de especulações, nada mais prudente do que procurar a Defesa Civil Estadual que vem monitorando o caso, sob a coordenação do engenheiro civil Clovis Souza, para esclarecimentos técnicos pertinentes. Ele confirmou que há uma deformação sugestiva que precisa ser debelada em curto espaço de tempo e que o DNIT informou através documento protocolado que já estão sendo tomadas as medidas cabíveis.

Clovis disse, também, que "a idade construtiva, o incremento de carga e as intervenções estruturais já acontecidas formam um conjunto que precisa, indubitavelmente, ser considerado na busca da solução para o caso atual, como por oportuno, servir de parâmetro para medidas preventivas ao restante da estrutura". O certo é que o perigo ronda a ponte do Estreito dos Mosquitos, mais uma vez. 

HOMENAGEM NO FÓRUM DA JUVENTUDE
O Fórum da Juventude de São João Batista, homenageou, na última quinta-feira (29), várias personalidades locais, entre ela o professor João Batista Azevedo (interino desta coluna) e o ex-prefeito Eduardo Dominici. O primeiro pelo esforço depreendido quando secretário de Educação, para a criação da instituição e o segundo pelo apoio oferecido no período em que foi prefeito do município. Cerca de 50 pessoas que se destacaram como educadores e diretores de escolas, dentre outras, também, receberam a distinção do Fórum, único da região da baixada que está em plena atividade. 


MAIS UMA VEZ A COLUNA DESEJA AOS LEITORES E À POPULAÇÃO EM GERAL UM FELIZ E PRÓSPERO 2017! 

Nenhum comentário

Por favor, peço que não usem palavras chulas ou que denigram pessoas em seu(s) comentário(s). Agradeço sua compreensão.