VAI OU NÃO VAI?


É provável que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, assista ao vivo e em cores o seu julgamento no TRF-4 (Porto Alegre) marcado para o próximo dia 24 (quarta-feira). Caso ele decida pela presença, na véspera – dia 23 – participará de um ato público organizado por petista para revelar sua inocência e denunciar o Ministério Público e a Operação Lava Jato por perseguição política.
O senador Magno Malta (PR) ficou indignado com declarações dos colegas Gleisi Hoffman e Lindbergh Faria, ambos do PT, insinuando que existe a possibilidade de haver mortes durante protestos programados a favor de Lula. Malta foi incisivo: "depois de uma corrupção desgraçada que eles fizeram e agora todo mundo vai ter medo porque eles vão mandar matar”. E completou: “vão matar quem cambada de cara de pau?”
Caso Lula seja condenado nesse julgamento de segunda instância poderá recorrer e continuar com a esperança de ser candidato a presidente em 2018. Mas se ganhar o Ministério Público, também, não se dará por vencido e recorrerá contra a decisão, portanto qualquer que seja o resultado do julgamento do dia 24 esse caso não se esgota aí. Ainda tem muita água para rolar.
Para a cúpula do PT o importante é que Lula não seja julgado em definitivo até a data das convenções, que ocorrerão no mês de junho, para que ele possa ter a sua candidatura homologada pelo partido e pela Justiça Eleitoral. Em assim sendo, garantem, Lula será o novo presidente da República. É esperar e conferir!

TEMER
Enquanto isso o presidente Michel Temer “se vira nos trinta” para evitar que novas denúncias de corrupção perturbem a aprovação do projeto de reforma da Previdência Social, a mais importante do seu governo, conforme afirmam ministros e empresários brasileiros. A busca de votos na Câmara Federal continua incessante e o preço cobrado pelos deputados é altíssimo. Vai de cargos no governo a liberação de emendas parlamentares. 

A “DEPENDÊNCIA” ENTRE OS PODERES
A Constituição Federal determina que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são harmônicos e independentes entre si. Mas na verdade um depende da boa vontade do outro para a harmonia ocupar o seu lugar. Há casos (como aumento de salários dos servidores do Poder Judiciário) que, obrigatoriamente, para valer, tem que ter a aprovação do Poder Legislativo. Os poderes Judiciário e Legislativo por não arrecadarem nada, dependem de repasses financeiros autorizados pelo Poder Executivo. Portanto, para que a “harmonia” ocupe o seu espaço, torna-se imprescindível, o bom entendimento e troca de gentileza entre os chefes. Até o cargo de presidente do TJ e da AL não depende só dos seus colegiados, mas principalmente do apoio do governador. Isso é fato!

MOROSIDADE
E por falar em tribunais de Justiça, o que se constata é morosidade na tramitação de processos, dependendo de quem é o recorrente e o recorrido. Existem casos em que o recorrente, em que pese os recursos do recorrido, venceu em todas as instâncias, durante os 17 (dezessete anos) que o processo tramita. A última decisão, proferida a cerca de dois anos pelo Supremo Tribunal Federal, como todas as outras, foi favorável ao impetrante, determinando, como é de praxe o retorno dos altos à origem (Terceira Vara da Fazenda Pública). Na gestão de um juiz que, nesse período de mais de dois anos passou por lá, o processo passou 202 dias sem receber um só despacho. São 17 anos que o recorrente, que hoje está na véspera de completar 73 (setenta e três) anos de idade, aguarda o desfecho do caso. É revoltante!

ASFALTO RUIM
O asfalto utilizado em ruas e avenidas da capital e nas estradas maranhenses é ruim, de péssima qualidade. Parece que os poderes municipal, estadual e federal não fiscalizam as empresas que ganham os milionários contratos para executarem essas obras, que, em alguns casos não aguentam uma chuva para surgirem buracos e até crateras na vias reparadas. Trata-se de dinheiro público literalmente jogado na lama. Esse fato acontece nas ruas de São Luís e nas rodovias estaduais e federais. O asfalto é caríssimo e, por isso, deveria ser de melhor qualidade e melhor aplicado. Não causa surpresa, portanto, a condenação pela operação Lava Jato de empresários desse setor e o envolvimento de agentes públicos em maracutáia. Ora, se a empresa é obrigada a dar propina aos políticos e reservar para o dono um bom lucro, claro que o dinheiro aplicado na obra contratada vai desfalcado e o resultado é o serviço mal feito, incompleto. A corrupção no Brasil vem de Cabral – descobridor – ao Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro. E continua desafiadora Brasil a fora...     

TUDO DIFERENTE
Para o Brasil ser um país sério e amado por todos, deveriam existir governos honestos e voltados para os interesses do coletivo; uma Justiça célere que respeitasse e atendesse com presteza as classes menos favorecidas; que priorizasse as causas justas independentemente de quem fosse a parte envolvida, e que a corrupção fosse, definitivamente colocada no lixo da história. 

REGISTRO
Agradecemos aos leitores de todos os domingos, desta coluna e a do Dr. Pêta, hoje especialmente ao amigo Zé Carlos, morador do Conjunto Vinhais e sua esposa, a professora e enfermeira Conceição Araújo. A todos, agradecemos e nos comprometemos a continuar noticiando e comentando com independência e vontade de atender suas expectativas sobre os acontecimentos de interesse da sociedade. Muito obrigado!    

PARABÉNS
A coluna parabeniza a jovem Milena Silva Cutrim e seus pais pelo sucesso alcançado no ENEM. Ela é da minha terra - Olinda dos Aranhas – São João Batista. Parabenizamos igualmente todos os demais jovens que enfrentaram essa batalha, de olho em um futuro melhor. 

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected