PORTELA X CUTRIM


A maioria dos deputados se comporta como defensores e acusadores contumaz. Quem é do governo defende a administração e o chefe de olhos fechados, e os da oposição acusam com ou sem razão. O deputado Raimundo Cutrim, na gestão de Roseana Sarney ousou criticar o então secretário de Segurança, Aluísio Mendes e passou a enfrentar o rolo compressor dentro do próprio governo o que o levou a romper definitivamente, ingressando em seguida no grupo de Flávio Dino onde se encontra até hoje.
Agora no episódio que coloca o delegado Thiago Bardal como integrante de um grupo de contrabandista, Raimundo Cutrim questionou o secretário Jefferson Portela por ter pré-julgado o acusado, antes de qualquer prova do seu envolvimento no caso. Foi o suficiente para o atual secretário usar as redes sociais para agredir verbalmente o parlamentar. Significa dizer que ele (o secretário), se acha imune às críticas, que não aceita a contestação dos seus atos.
O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB), partido no qual Portela também é filiado, voltou à tribuna da Assembleia Legislativa e mais incisivo respondeu as acusações do secretário e repetiu suas críticas sobre o comportamento precipitado, segundo ele, do titular da Segurança Pública, que acusou o superintendente de investigações de participação no crime de contrabando, sem provas.
Para algumas cabeças, portando, parlamentares do governo têm de defender tudo, até o indefensável e a oposição deve combater tudo, quando todos, isto sim, deveriam se posicionar como defensores dos interesses da sociedade que paga seus altos salários e algo mais.
Preso na última sexta-feira (2) Bardal tenta provar sua inocência o que evidentemente não é fácil porque, segundo Cutrim, Portela estaria interessado nessa condenação que agora virou um caso de vida ou morte para ele. Provando a participação do delegado, o secretário fica ainda mais forte, mas, ocorrendo o contrário, a casa cai, segundo os mais atentos observadores.

ZÉ REINALDO NO DEM
O deputado José Reinaldo Tavares deverá concretizar sua filiação no DEM no próximo sábado (10 de março) em grande festa cívica aqui em São Luís na presença do deputado e presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, a mais expressiva liderança do partido. Também marcarão presença no evento políticos locais e de vários municípios maranhenses, entre eles, deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e líderes comunitários. Zé Reinaldo tem recebido apelos para retroceder na sua posição de romper politicamente com o governador Flávio Dino, mas, por não aceitar o tratamento desprezível de alguns meses para cá por parte do governador, vem resistindo com firmeza.  

INSINUAÇÕES
Blogueiros e jornalistas ligados ao governo Flávio Dino têm insinuado o possível retorno do deputado às hostes sarneysistas, mas, incisivo ele resiste a essa possibilidade. O mais provável é que ele e Carlos Braide formem uma aliança e o PNM e DEM elaborem uma chapa competitiva para disputar a eleição majoritária deste ano. Já pelo lado de Flávio, o mais provável é que Eliziane Gama seja indicada como o segundo nome do grupo como candidata ao Senado. Enquanto isso Waldir Maranhão tenta se fortalecer junto a Dino e, ao mesmo tempo abre caminho para integrar o grupo Zé Reinaldo-Braide.

BOA INICIATIVA
O prefeito João Dominici inaugurou na semana passada, na escola professora Carmelita Campos, em Olinda dos Aranhas – São João Batista, uma sala de aulas destinada à educação de crianças portadoras de deficiência e indicou professores tecnicamente preparados para atender a demanda. Ao instalar mais esse serviço em um dos maiores povoados do município, Dominici, emocionado, disse: “que dois sentimentos o moviam naquele momento. Um por proporcionar a oportunidade de grande valia para alunos especiais e o outro de grande tristeza por constatar a existência de crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem”. A comunidade, de um modo geral aplaude e agradece ao prefeito pelo importante feito.

ATÉ AGORA...
A iniciativa do governo federal oficializando intervenção na Segurança Pública do Rio de Janeiro e outra criando o Ministério da Segurança, até agora não surtiu o efeito desejado. Ao contrário motivou a ira dos integrantes do crime organizado que passaram a agir com mais violência em vários municípios brasileiros e nas próprias capitais do Rio e de São Paulo, principalmente. A violência, a corrupção e o tráfego de drogas colocam o Brasil como um dos primeiros na bagunça que atinge o mundo.

MOTIVO DE ALEGRIA
Registramos, com satisfação, o aniversário da jovem Ananda Cristina Alves Cruz que ontem (02/03/2018), festejou com os seus pais Maria Tereza Alves e Paulo Henrique Cruz, em Santa Inês, 16 anos de uma vida bem vivida, para alegria, também, dos avós maternos Tereza Cristina Vieira e José de Fátima Feitosa, respectivamente, educadora e advogado de grande conceito. À aniversariante e seus familiares os parabéns da coluna.

MOMENTO DE TRISTEZA
Faleceu na madrugada de ontem, aos 97 anos, em São Luís a senhora Maria da Conceição Serra Araujo (Tia Concita) que deixa vários filhos e netos. O prefeito João Dominici lamentou e se solidariza com a família enlutada. O corpo foi transladado ontem para São João Batista, particularmente para o povoado de Olinda dos Aranhas, onde foi sepultado. O colunista na condição de membro da família pede permissão aos leitores para enviar aos demais familiares de Tia Concita, votos de profundo pesar pela irreparável perda.

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected