PRENDER SOLTAR, EIS A QUESTÃO


No Brasil, as leis são frouxas e normalmente favorece criminosos. Prender soltar, eis a questão. A polícia investiga crimes e prende os traficantes, assaltantes, assassinos, mas, em pouco tempo, os advogados desse pessoal encontram fórmula e conseguem a liberdade dos meliantes. É um “enxuga gelo” permanente. Aqui no Maranhão, de acordo com levantamento feito pelo Poder Judiciário 80% dos presos que adquirem a liberdade após o cumprimento da pena a eles imposta voltam a cometer crimes. No Brasil o governo federal estuda a possibilidade de colocar na rua cerca de 50 mil condenados por variados crimes, isso significa que em breve teremos 40 mil criminosos ameaçando a população que anda apavorada.
A reportagem da jornalista Luciene Vieira, publicada ontem, aqui no JP, deixa claro o reconhecimento do desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho de que o sistema é falho e que é indispensável à aplicação de políticas públicas para estimular os condenados a um convívio civilizado e recíproco com a sociedade, após o cumprimento da pena e ganhar a liberdade. São necessárias políticas públicas destacando a importância de “lançar luz sobre as dificuldades do sistema penitenciário incluindo o retorno desses presos ao convívio em sociedade porque acredita em um debate pedagógico no qual todos saiam ganhando”.  
A situação dos condenados, recolhidos em penitenciárias inadequadas e superlotados é desumana e o momento de insegurança em que vive o povo brasileiro é insustentável, apavorante. O grande traficante de drogas ilícitas detém o poder que por vez aparece mais forte e mais organizado que o Poder Institucional. Eles (os traficantes) organizam e mandam executar assassinatos, grandes assaltos e evoluem financeiramente no crime. Há poder de organização e financeiro.
Considerando a declaração do desembargador Froz Sobrinho de que 80% dos presos que cumpre pena e ganham a liberdade voltam a praticar crimes e a vontade do governo federal de soltar 50 mil apenados, a sociedade brasileira pode se preparar para o pior, em termos de insegurança pública. Não se pode desconsiderar, também, a reclamação das policiais que prendem e a Justiça solta por força das leis frágeis em vigor no país.

LULA SOLTO
O ex-presidente Lula da Silva poderá ganhar a liberdade até o próximo dia 10 de maio, segundo avaliação de especialistas no assunto. Estabelecendo aí, desmoralizações gerais da República, segundo comentário do jornalista José Carlos Marques, da revista ISTO É. De acordo com o articulista Lula ganhará prisão domiciliar e a operação Lava Jato tende a se afundar de vez. Os benefícios a Lula deverão ser estendidos a muitos outros corruptos já condenados que deverão recorrer para buscar a liberdade, mesmo que seja parcial. Figura importante do meio político no Brasil, não é de hoje, dificilmente fica na prisão por muito tempo. Isso é fato confirmando a máxima de que “cadeia no Brasil é só para PPP: Pobre, Preto e Puta.

É PRECISO ESCLARECER
O Governo do Estado, através dos seus órgãos pertinentes, precisa esclarecer, o mais rápido possível, quem foi o responsável pela “espionagem” levada a efeito no interior do estado para detectar o posicionamento de lideranças políticas com relação ao governo Flávio Dino. Na semana passada esse fato foi destaque nos meios de comunicação desagradando por inteiros líderes governistas. O tema, pela sua importância foi debatido, também, na Assembléia Legislativa e o deputado Eduardo Braide chegou a solicitar, via requerimento, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar e chegar aos responsáveis da ação. A bancada governista que é majoritária na Casa rejeitou a matéria.
O autor do requerimento, levando em conta a posição dos parlamentares aliados do governador, concluiu, conforme declarou não ser de interesse do governo apurar e esclarecer o episódio.

DESTRUIÇÃO
As fortes chuvas que caíram em São Luís destruíram muitos bairros recém asfaltados pela prefeitura. Para observadores o trabalho foi executado sem observância da técnica e a falta de drenagem contribuiu para o desastre. Dos cem quilômetros de ruas que o prefeito Edvaldo Holanda Junior prometeu asfaltar não se sabe quantos deles foram realmente feitos. Mas a verdade é que muitos bairros que receberam o “benefício” estão em situação pior daquela que se encontravam antes da execução dos serviços. Dinheiro jogado na lama, literalmente.  

 TEMER REAGE
O presidente Michel Temer (MDB) reagiu demonstrando ódio, contra ao que chamou de perseguição, as investigações que estão sendo realizadas pela Polícia Federal, sobre ele e seus familiares. O presidente aparentemente muito magoado apareceu na televisão criticando a eficácia das autoridades policiais que parecem querer de qualquer jeito encontrar crimes que na verdade não existem. Temer não poupou, também, críticas ao Ministério Público e condenou o vazamento de informações à imprensa, sobre processos que correm em sigilo na Justiça brasileira.

DÓI NA ALMA
Quando é sabido que no Brasil existem mais de uma centena de poderosos respondendo processos por corrupção que sangraram os cofres públicos em bilhões de reais; que a tabela do imposto de renda não é reajustada em três anos e que o governo não concede aumento salarial aos servidores por quase quatro anos, dói na alma do trabalhador honesto ter de pagar imposto de renda, contribuindo para o aumento da arrecadação de impostos, sem observar mudanças significativas nas administrações públicas em geral.   
      

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected