COMEÇOU A “GUERRA” PELO VOTO


Registradas as candidaturas a cargos eletivos, os partidos colocaram seus representantes na rua, em busca dos votos. As feiras e mercados são locais preferidos para panfletagem por reunir grande número de pessoas, principalmente, aos finais de semana. Retornos e avenidas movimentadas representam pontos de grande fluxo, e, também, cobiçados pelos candidatos e cabos eleitorais na luta pela conquista de eleitores até então desinteressados em ir às urnas para cumprir o dever cívico e votar.
Observa-se, ainda, na capital e no interior a descrença do povo nos políticos depois dos escândalos envolvendo parlamentares que de uma hora para outra, beneficiados com o dinheiro público ficaram milionários aos olhos da população que se julga enganada e traída por mandatários corruptos que nada ou quase nada fazem em benefício do coletivo, mas, deles próprios e de familiares.
A troca de agressões e denúncias registradas na Assembléia Legislativa e as ações que tramitam na Justiça são pequenas referências sobre o comportamento espúrio de determinados parlamentares que deveriam ter vergonha de voltar, depois de quatro anos, aos bairros por eles esquecidos, depois de eleitos.
Promessas não cumpridas resultaram na ausência de parlamentares nos redutos que os elegeram. Esses devem agora procurar outros municípios onde são desconhecidos para enganar os incautos. No Congresso nacional são inúmeros réus reincidentes na prática ilícita, como lavagem de dinheiro e corrupção ativa.
Por essas razões postulantes a cargos eletivos provam amargamente do protesto e da repulsa de grande parte da população mais consciente e informada. Muitos eleitores rejeitam, inclusive, os panfletos de propaganda de políticos no país inteiro e, no Maranhão, não é diferente. A campanha está na rua, mas, significativa parcela de eleitores não tomou conhecimento e nem se empolgou, numa demonstração clara de que a abstenção, este ano será recorde, péssimo para a democracia.

DISPUTA EM IMPERATRIZ
O município de imperatriz, primeiro reduto eleitoral depois de São Luís tem recebido candidatos de todos os naipes nos últimos dias. Na semana passada a emedebista Roseana Sarney marcou presença em várias cidades da região. Neste final de semana, Roberto Rocha (PSDB) e Flávio Dino (PCdoB), também, foram lá e em outros municípios no entorno da “capital” tocantina. Roberto Rocha esticou a viagem a Balsas, no sul do estado.

SÃO JOÃO BATISTA
Em São João Batista o prefeito João Dominici autorizou a recuperação da principal estrada do município (Campinas / Santana) beneficiando diretamente 06 (seis) povoados: Campinas, Vertente, Romana, Olinda dos Aranhas, Maravilha e Santana e indiretamente cerca de quase uma dezenas de comunidades da região. A obra foi iniciada semana passada e a previsão de custo da primeira etapa gira em torno de R$ 320, 000,00 (trezentos e vinte mil reais), conforme consta na placa colocada no local. A obra é necessária e urgente, essa a razão que levou o prefeito, com recursos da prefeitura, autorizar os serviços.

APOIO
O ex-prefeito e principal liderança de São João Batista, Eduardo Dominici, declarou apoio aos candidatos José Reinaldo Tavares e Edison Lobão (Senado) e Flávio Dino (governador). O importante para Dominici é apoiar políticos que podem ajudar na execução de projetos para o desenvolvimento de São João Batista. Essa é a meta.

CRÍTICAS   
Os adversários do candidato a presidente da República, Geraldo Alckmin (PSDB), não poupam críticas a ele pelo fato de ter coligado com partidos que formam o Centrão alegando que a maioria dessas legendas tem parlamentares envolvidos em atos de corrupção. O que essa gente diria se soubesse que esses mesmos partidos estão coligados com o PCdoB do Maranhão e apóiam a reeleição do governador Flávio Dino? Marina Silva precisa entender que voto não se rejeita. De ladrão ou de honesto, tem o mesmo valor.

TRANFERÊNCIA DE VOTOS
O petista Lula da Silva seria eleito, dizem as pesquisas. Considerando que essa candidatura vai ser impugnada pela Justiça Eleitoral, o candidato a vice, Haddad o substituirá na cabeça da chapa. Pergunta-se: será que Lula será capaz de transferir esses votos ao ex-prefeito de São Paulo? Se conseguir Lula será coroado como líder e herói desta Nação. Particularmente ainda acredito na possibilidade dele concorrer à eleição, mesmo sub-júdice e, se ganhar, a força popular e a solidariedade internacional o levarão ao Palácio do Planalto. Posso está errado!

VIOLÊNCIA
O Rio de Janeiro, mesmo estando sob intervenção na Segurança Pública continua violento. Os traficantes de droga acirraram a disputa de espaços e os assaltantes de carro forte agem, impiedosamente, contra as suas vítimas. Mais bem armados do que a polícia, os criminosos demonstram desumanidade e praticam suas ações com muita disposição para matar. São organizados e violentos, não temem Ministério Público, Justiça e tampouco os órgãos de segurança. A crueldade dos criminosos é notória nos momentos em que estão em ações que geralmente acabam com pessoas assassinadas de forma bárbara. É uma situação, realmente preocupante. Apesar da polícia na rua, do serviço de inteligência que parece não funcionar a contento, nos confrontos, geralmente, os bandidos levam vantagem, conforme o noticiário do dia-a-dia.        

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected