LULA FORA DA DISPUTA ELEITORAL


O ex-presidente Lula da Silva está fora da disputa eleitoral deste ano por decisão da maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (6 votos a 1). Ele pretendia registrar sua candidatura para o cargo de presidente da República, mas foi barrado por força da Lei da Ficha Limpa. Mais que os trabalhadores que o mantinha, através das pesquisas como favorito absoluto, perde a ‘corriola’ que ficou rica no decorrer das suas duas administrações. Advogados de defesa contestaram a decisão e, se couber, devem recorrer ao STF.   
Muitos presos por ordem da Justiça, alguns já em liberdade, também, por determinação judicial continuam respondendo a processos pela prática de corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. Com essa decisão do TSE, da última sexta-feira (31), o PT tem 10 (dez) dias para apresentar o substituto de Lula na corrida sucessória do dia 7 de outubro. Fernando Haddad é o nome, já que figura como vice na chapa de Lula.
Dos sete ministros que votaram, apenas Edson Fachin votou a favor do registro da candidatura do petista - que se encontra preso em Curitiba, condenado a mais de 12 anos de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá. Ainda existem outros processos contra o ex-presidente a serem julgados.
A maioria do povo brasileiro gosta de “vítimas” e, por isso, o candidato de Lula deve crescer nas pesquisas após essa decisão, e os oportunistas de todos os partidos que já passaram pelas suas “orientações” devem tentar tirar proveitos dessa situação, se apresentando aos eleitores como defensores do ex-presidente. Esses mesmos indivíduos acusam o desgastado e reprovado Temer de ser contra os trabalhadores, mas eles precisam entender que nem tudo que defendem, no afã de agradar os trabalhadores, nem sempre tem o apoio da classe.

CONTAS APROVADAS
O Tribunal de Contas do Estado aprovou, no dia 29 de agosto, a prestação de contas do exercício financeiro de 2009 do ex-prefeito de São João Batista Eduardo Dominici, para desespero dos seus opositores. A Câmara Municipal deverá nos próximos meses discutir, analisar e votar favoravelmente o parecer técnico do TCE. As falhas apresentadas inicialmente pelo TCE foram devidamente corrigidas pelo ex-gestor, que hoje exerce a função de secretário de Articulação Política na Prefeitura, e é considerado como o maior líder popular e político do município.

PROPAGANDA POLÍTICA
Começou na sexta-feira (31) a propaganda eleitoral no rádio e na televisão, o chamado horário político gratuito, que na verdade é pago com o dinheiro público através do Tribunal Superior Eleitoral. É a mesma coisa de sempre: quem fez mostra sua realização, quem ainda não teve oportunidade de governar, promete fazer o que os outros não fizeram e por aí vai... O imprevisível Jair Bolsonaro vem sendo discutido e analisado pela sociedade. Está bem colocado nas pesquisas, mas esse resultado daqui pra frente também é imprevisível.    

SABATINA NA TV GUARÁ
Os candidatos a governador do Maranhão, sabatinados pela equipe de jornalismo da TV Guará, têm se saído relativamente bem das questões levantadas pelos profissionais. Flávio Dino foi o primeiro e aproveitou para alfinetar o ex-aliado Roberto Rocha que ainda não compareceu ao programa, mas poderá ocorrer por toda esta semana. A vez da ex-governadora Roseana Sarney, pelo que se sabe, será nesta segunda-feira (2) a partir das 19h30min. Os dois mais bem avaliados nas pesquisas botaram seus “blocos” na rua, mas incompletos.   

TEMPO CURTO
Ao PSTU, o tempo destinado na TV só dá para lembrar aos eleitores que “só a luta muda a vida”, além de o áudio ser de péssima qualidade. O espaço da candidata Maura Jorge, aliada de Bolsonaro, também é de apenas alguns segundos. Já o Flávio Dino (PCdoB), por ter mais partidos na coligação, tem maior tempo disponível, seguido de Roseana Sarney (PMDB) e Roberto Rocha (PSDB).

CHUVAS
Na última semana, por dois dias seguidos as chuvas registradas não deixaram de prejudicar as obras de recuperação da estrada Campinas-Santana, em São João Batista, que estão sendo executadas por iniciativa do prefeito João Dominici. Trata-se da mais importante via de ligação entre a cidade e a zona rural do município e que beneficia vários povoados e milhares de moradores dessas áreas.      

NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA
O ex-vice-prefeito de São Bento Isaac Filho é candidato a deputado estadual e aparece na propaganda da TV apoiando Roseana Sarney, na contramão da história do seu pai, meu amigo e companheiro de lutas na oposição a esse grupo, que mandou e desmandou no Maranhão por quase meio século. É a consequência das brigas e/ou divergências municipais. Lá em São Bento o prefeito Luizinho denunciado ao Ministério Público pela prática de corrupção – integra o grupo do atual governador, razão alegada pelo candidato e advogado Isaac Filho para justificar sua posição.

BOM CANDIDATO
Também candidato à Presidência, Álvaro Dias é um dos melhores senadores em termos de ética e competência, mas seu desempenho nas pesquisas deixa muito a desejar. Foi governador do Paraná e deixou o cargo no começo da década com mais de 80% de aprovação. Mas o povo brasileiro gosta mesmo é do Lula e por revolta do Bolsonaro conforme as pesquisas. Só a luta muda a vida?...

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected