DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO VOLTAM COM FORÇA TOTAL


São motivo de revolta da sociedade brasileira as denúncias de corrupção envolvendo deputados estaduais do Rio de Janeiro, ex-procurador-geral e o vice-governador de Minas Gerais. Os parlamentares integram o staff criminoso de Sergio Cabral-Pezão, responsável pela falência do estado. Já o vice-governador mineiro foi subordinado à ex-presidenta Dilma Rousseff como ministro da Agricultura de 2013/2014, e recebia propina de Wesley Batista, igualmente preso. O procurador-geral do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, também pertencia ao esquema de Cabral e recebia “mensalinho” de R$ 150 mil. Já a fonte pagadora dos deputados era o Departamento de Trânsito.
Políticos honestos (que são poucos) têm dito que ideologicamente fazem restrições e não se identificam com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), “porém, se ele conseguir acabar com a corrupção e com o crime organizado no país (propostas do futuro ministro da Justiça, Sergio Mouro), pode-se dizer que ele prestou um grande serviço ao país, porque a corrupção influenciou para a instalação da crise econômica e a descrença em todos nós políticos”- disse um deles.
As medidas anunciadas repetidamente pelo próximo presidente, nesse sentido, têm agradado a quase unanimidade da população e, particularmente, os milhões de funcionários públicos em todas as esferas (federal, estadual e municipal), que há mais de cinco anos estão com os seus salários congelados, assim como a tabela do Imposto de Renda não é reajustada.  Os grandes empresários são beneficiados com isenções de impostos, incentivos fiscais e superfaturamento de obras, corrompem os políticos mais influentes e o Brasil quase vai à falência. Todos os envolvidos em escândalos negam participação nessa prática desavergonhada.
Ética para esses corruptos não é princípio, mas simples palavra que deveria ter sido deletada do dicionário. Eles são imorais e não percebem que, com esses atos, dão péssimos exemplos à sociedade e aos próprios filhos, aos quais deveriam pedir perdão.    
    
REAJUSTE DE SALÁRIOS
O reajuste salarial de mais de 16%, aprovado no Supremo Tribunal Federal, sobre os salários dos próprios ministros e, com o chamado efeito cascata, beneficiará aos demais juízes, promotores e servidores do Poder Judiciário, está sendo muito questionado depois que os senadores, por grande maioria, aprovaram a matéria que, para virar Lei depende da sanção do presidente Michel Temer (MDB).
E como dizem alguns analistas, considerando a situação do presidente, envolvido em vários processos na Corte Suprema, dificilmente ele a vetará. Sendo assim, o sacrificado e empobrecido povo brasileiro terá que arcar com mais essa despesa superior a R$ 4 bilhões só em 2019. Isso caracteriza mais uma injustiça com os servidores públicos de outros poderes, para não dizer que se trata de uma medida discriminatória e injusta.

NO MARANHÃO
É verdade que o Sindicato dos Servidores do Maranhão cobrou um reajuste na folha salarial de 12%, e depois da negativa por parte do governo houve recurso ao STF que concedeu o reajuste solicitado, mas desta feita foi o procurador do Estado, em nome do Governo, que ajuizou recurso alegando que a crise econômica que aflige o país e o alto percentual da receita já comprometido com o pagamento do funcionalismo, o impossibilita cumprir a decisão judicial.
As prefeituras, também, sob o mesmo argumento, agem dessa forma. Vereadores de São Luís (minoria, porque a maioria segue a orientação do prefeito) até que cobra providências nesse sentido, mas nem é levada a sério. É que no parlamento quem manda é a maioria! E atenção: o prefeito Edvaldo Holanda Junior já garantiu, publicamente, que não reajustará as tarifas de ônibus este ano, mas lembre-se, 2019 está “bem aí” e o reajuste também!...

QUANDO O CARNAVAL CHEGAR
O governador Flávio Dino (PCdoB) e o prefeito Edvaldo estariam conversando nos bastidores procurando alternativas para abrir vaga, na Assembléia Legislativa, para o “pape” do prefeito de São Luís assumir uma cadeira no legislativo estadual até o carnaval de 2019, quando a atenção da população estará voltada para a festa de Momo. Edvaldo Holanda não conseguiu a reeleição, mas ficou na suplência. Comenta-se que alguns deputados serão convocados para assumir secretarias no Executivo até que a cadeira de Holanda “vague”. É coisa “de filho para pai”.

MELHORANDO ESTRADA
O prefeito João Dominici autorizou o reinício dos serviços de recuperação da estrada Campinas-Olinda dos Aranha, que o último período chuvoso a deixou muito avariada. A Operação Tapa-buracos terá uma segunda etapa que corresponde ao trecho Olinda-Santana que depende de recursos financeiros da Prefeitura. Toda a obra está sendo financiada pelo município e, como não é segredo para ninguém, as verbas e os repasses federais estão em queda. Todas as prefeituras do Brasil passam por situação difícil, algumas enfrentando até falta de condições para pagamento em dia do servidor. A crise afetou todas as unidades da federação, mas São João Batista é uma das poucas que paga em dia seus servidores.


Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected