PREMIAÇÃO DESCABIDA


Hospitais sem medicamentos indispensáveis para pacientes graves, como portadores de câncer e de diabetes, sem leitos e sem condições de tratar todos os que necessitam fazer hemodiálises, escolas caindo aos pedaços, com o ano letivo ameaçado de não ser iniciado no tempo certo, funcionalismo com salários congelados, professores trabalhando em condições precárias, são alguns dos problemas do estado e de São Luís que observadores apontam para criticar o governo pelas premiações a militares por cumprir o seu dever de prender armas e os respectivos criminosos que as portam irregularmente. Acrescentando que a população espera é que a polícia que ela paga deva existir para protegê-la e não para alguns serem premiados. As críticas, nesse caso, são consideradas justas.  
O governo anterior, comandado pelos mesmos cidadãos que hoje administram o Maranhão, concedeu reajustes pontuais em 2018 e a classe mais bem aquinhoada foi exatamente a Polícia Militar que faz uma gestão nada extraordinária do que o cumprimento do dever. Professores que inovam contribuindo para boa formação dos seus alunos, diretores de escolas bem intencionados e médicos dedicados e atenciosos não merecem nenhum destaque, nenhuma premiação do governo, embora, nos discursos os políticos priorizam Educação e a Saúde como carro chefe de suas propostas.
Mas, supondo que todos esses setores são prioritários e se o Estado estivesse nadando em dinheiro, com todas as áreas citadas funcionando a contento, sim, os governos do estado e dos municípios poderiam premiar todos aqueles que se superam no exercício de suas funções. O que soa como descabido é premiar membros de uma categoria, enquanto os que dependem de saúde pública de boa qualidade e de uma educação de eficiente fiquem a mercê da atenção desse mesmo governo. Afinal, uma pergunta: O Governo não “É de Todos Nós?” Faltam medicamentos e sobra desatenção nas casas de saúde, lembrem disso. Sobra também, gente sofrendo, esperando a morte chegar por falta de leitos e de remédio.
Apesar da insegurança que persiste no Brasil e em nosso estado, as policiais vêm realizando um bom trabalho, mas isso não justifica a premiação, mas, sim, uma Nota Pública de reconhecimento pelo trabalho executado, de suas obrigações. E apreender armas é um delas.

NO ASSUNTO
Os bairros de São Luís vivem em absoluto abandono, com ruas intransitáveis e esgotos correndo nos meios – fios das ruas. A CAEMA fornece água com deficiência em grande parte deles. O asfalto colocado recentemente desceu enxurrada abaixo, numa prova de que os serviços foram mal executados. É dinheiro público jogado fora.
Nas rodovias estaduais e federais observa-se o mesmo descalabro. Para exemplificar a BR-135 – inclusive trechos da duplicação recentemente inaugurada - onde foram gastos cerca de meio bilhão de reais e a MA-014 também, recuperada no ano passado, se não for tomada providência imediata ficarão intransitáveis. É preciso mais responsabilidade no uso do dinheiro do povo para que o Maranhão e o Brasil se desenvolvam, de verdade, e não apenas nos discursos demagógicos dos políticos.

SINDICATO
O prefeito João Dominici, de São João Batista tentou por fim ao desconto em folha dos professores, em benefício do Sindicato da Classe, mas o presidente da entidade ingressou na Justiça pedindo o cumprimento de uma Lei Municipal que determina o desconto nos salários dos educadores em favor da entidade. O juiz da comarca deferiu e, assim, pelo menos neste mês de fevereiro haverá o desconto. A decisão do prefeito atendeu a um grande número de professores que defendem o princípio da voluntariedade, ou seja, o pagamento da contribuição depende da vontade de cada um. Nada de obrigatoriedade. O prefeito decidirá se recorre da decisão de 1° grau, ou se trabalhará na revogação do dispositivo da Lei Municipal que trata do assunto, tudo para atender os professores que desejam o fim do pagamento através do desconto obrigatório em folha.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Agora, um grupo de professores insatisfeito com a direção do Sindicato, agora está exigindo a Prestação de Contas do dinheiro arrecadado, que, segundo os reclamantes ninguém sabe onde e quando foi aplicado, quanto tem em caixa ou na conta bancária. A exigência da imediata Prestação de Contas parte de educadores descontentes com a atual direção da entidade.

ROCHA FAZ MISTÉRIO
Revelar o nome do senador responsável pela fraude na recente eleição para a Presidência do Senado da República está sendo tratado a sete chaves pelo senador Maranhense Roberto Rocha, corregedor da Casa, que já viu e reviu milhares de fotografias e várias horas de vídeos gravados pelo sistema interno do Senado. O senador promete revelar o nome do fraudador, cuja suspeição recai sobre os últimos que votaram, em breve. O fraudador, uma vez provado o crime, poderá ter o mandato cassado.

A VEZ DE GASTÃO
O ex-sarneysista suplente de deputado federal e presidente do PROS, vai assumir uma cadeira na Câmara Federal. É que o governador Flávio Dino reconduziu Simplício Araujo para a Secretaria de Indústria, Comercio e Energia e convocou o deputado Rubens Júnior (PCdoB) que assumirá a Secretaria de Cidades. O do governador é tentar viabilizar o nome do comunista para ser (possivelmente) mais um nome para disputar a sucessão de Holanda Júnior na Prefeitura da capital.


         

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected