RECONHECIMENTO


Com a mesma veemência que criticamos, semana passada, o governador Flávio Dino (PCdoB) por distribuir prêmio financeiro aos policiais militares que se destacaram no cumprimento de suas funções no tocante à apreensão de armas que estavam em mãos de criminosos, gostaríamos de parabenizá-lo pelo gesto seguinte com relação ao reconhecimento público do trabalho e da solidariedade dos bombeiros que colaboraram no resgate de vítimas do desastre ocorrido em Minas Gerais no resgate de corpos soterrados pela lama da barragem de Brumadinho. Os bombeiros receberam do governo altas condecorações e justas homenagens ao invés de premio em dinheiro como ocorreu com os policiais militares.
Num estado que enfrenta dificuldades para resolver os problemas da população nos setores de saúde e de educação, com hospitais desfalcados de medicamentos, espaços e leitos suficientes para atender os pacientes e escolas funcionando sem os equipamentos necessários, conforme reclamam os próprios educadores, não pode se dá ao luxo de distribuir prêmios em dinheiro para militares que apenas cumprem com o seu dever. “Homenagear, reconhecer e destacar os melhores servidores é um gesto elogiável, premiar é privilegiar” – garantem os críticos.
VIAGENS CANCELADAS
Todos os anos, em tempo de folia os maranhenses viajam para o interior ou para outros estados. Os que podem pagar uma passagem de avião seguem com o plano, os que planejaram ir de carro, cancelaram. As estradas federais e estaduais que cortam o Maranhão, pelo estado deplorável em que se encontram, desanimam qualquer folião. Nem o DNIT cuidou da manutenção das BRs trafegáveis, nem o estado se preocupou em manter as MAs, em condições de tráfego favorável. Buracos e crateras se destacam no leito da maioria delas, oferecendo grande perigo aos motoristas. Até mesmo as que passaram por intervenções paliativas recentemente agüentaram os efeitos das fortes chuvas deste ano.
Depois das denúncias da população, a exemplo do que ocorre com a falta de medicamentos nos hospitais, é que a Secretaria de Infra- estrutura torna públicas as providências administrativas que estão sendo tomadas pelo governo para resolver os problemas, ratificando a máxima de que no Brasil, “somente depois de roubado é que as portas são fechadas.”
CONTRADIÇÃO DE MORO
Enquanto juiz e comandante da Operação Lava Jato, Sérgio Moro dizia que o chamado “Caixa Dois” em campanhas políticas era um dos graves crimes de corrupção, agora anda dizendo que esse crime não está relacionado àqueles tipificados como corrupção. Como ministro da Justiça mudou de opinião? Por quê?
GASTÃO
Depois de resolver o problema de Edvaldo Holanda, que assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa, retornando o titular do mandato, Marcelo Tavares para a Casa Civil, agora o governador Flávio Dino ajeita a vida do ex-sarneysista Gastão Vieira com um mandato de deputado federal. Para tanto, manteve Simplício Araujo na Secretaria de Indústria e Comercio e convocou Rubens Junior para a de Cidades. Nem bem passaram as eleições de 2018, a preocupação se volta para as de 2020. Trabalho que é bom fica para depois...
PRESSÃO
O presidente da República, Jair Bolsonaro durante a campanha e depois de eleito, declarou por várias vezes que não cederia a pressões dos congressistas (deputados e senadores) para obter apoio na votação de projetos de interesse do país. Vai ter de ceder. Parlamentares farão “corpo mole” para aprovar a reforma da previdência enquanto o governo não autorizar a liberação de suas emendas, tema em discussão entre os legisladores e o governo. Os analistas mais bem avaliados admitem que sem negociar o governo Bolsonaro não chegue a lugar nenhum. Os negócios incluem, também, a liberação de cargos dos 2° e 3° escalões. “A regra é clara”, sem negócios (espúrios ou não) a política no Brasil estagna, e pronto!... E o povo? Ora o povo...
CARNAVAL
O Carnaval / 2019 está chegando. Apesar do desânimo e da “lisura” quase geral há de se brincar, se divertir enquanto há vida. Afinal, ninguém é de ferro. Portanto aviso aos ilustres leitores desta coluna que só voltaremos depois da folia. Domingo de Carnaval (o próximo). Estaremos de folga participando da festa ou simplesmente assistindo-a. Deus é quem sabe.     

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected