DIA DE MANIFESTAÇÕES

            DIA DE MANIFESTAÇÕES
            Hoje, 15 de março estão programadas Manifestações de Protesto contra a presidente Dilma Rousseff que devem suplantar em termos de participação da sociedade, às de sexta-feira (13) favoráveis ao governo da petista. Isso comprovará que o país está dividido entre prol e contra a presidente da República, sendo que a maioria se aglomera no último segmento.
            A corrupção, pela sua dimensão, revolta a população que se vê prejudicada com os aumentos nos prelos dos alimentos, da água, da luz, dos combustíveis, dos serviços, de impostos, enfim, a inflação corroendo o bolso do consumidor. O país vive um momento de dificuldades e o governo, quase perdido, mostra-se impotente para resolver os problemas, inclusive de credibilidade, que está em baixa.
            As crises políticas e econômicas e a inconfiabilidade no governo dividem a Nação. A inconfiabilidade atinge de cheio, também, a classe política. Aliás, os três poderes (executivo, legislativo e judiciário), tendo vários dos seus agentes envolvidos em corrupção, estão para o descrédito nas instituições o que é péssimo para todos.
           As manifestações marcadas para hoje, pelas redes sociais darão a dimensão do caos e do repúdio ao governo da presidente Dilma Rousseff, no olhar da sociedade.
           SER LIVRE
            O Brasil tem praias lindas, pontos turísticos admiráveis. Os brasileiros com poder aquisitivo suficientes para explorarem e se divertirem temem se aventurarem nesses passeios, com medo da insegurança. Isso é ser livre? Visto o caso pelo outro lado da moeda: enrolados com débitos nos cartões de crédito, saldo negativo na conta corrente, devendo à escola dos filhos, as lojas, as “quitandas” o vizinho, é ser livre? Os políticos corruptos, caloteiros, traidores, ingratos para com o povo que os elegeu de boa fé, se consideram livres?
          São indagações que se fazem necessárias para concluirmos que poucos os cidadãos brasileiros podem se considerar literalmente livres: seria os que têm posses adquiridas honestamente, dinheiro aplicado corretamente, que não têm medo da insegurança porque andam em carros blindados, que não promoveram atos de corrupção e, por isso, admirados e respeitados pelos seus concidadãos.             
          O conceito de liberdade no Brasil precisa ser analisado profundamente, com isenção, sem subserviência. Ninguém pode se considerar livre, se a ele não é dada a liberdade de viver do jeito que gostaria. O desemprego crescente, a corrupção deslavada, a insegurança, a discriminação, o repúdio dos governos às manifestações (como as que acontecerão hoje) e à imprensa que os critica são mais indicadores de que ninguém pode, literalmente, se considerar livre. Somos todos dependentes daqueles aos quais pagamos para nos enganar.
         AUTORIDADE DE CUNHA
         O presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) acusou o procurador Rodrigo Janot, e, indiretamente membros do governo, pela inclusão do seu nome na lista da operação da Polícia Federal intitulada de “Lava a Jato”, em pronunciamento feito na Comissão Parlamentar de Inquérito, instalada na Câmara. Cunha reagiu com autoridade e clareza, como se fora o homem mais honesto e bem intencionado do mundo. E, ao final da sua contestação aos fatos relatados, foi apoiado por significativo número de parlamentares, colegas dele, que o elegeram presidente da Casa.
          LOBÃO
          No mesmo dia (quinta-feira – 12), o senador Edison Lobão (PMDB-MA), também, se pronunciou contestando a inclusão do nome dele na lista do Lava a Jato. Naquela oportunidade o advogado do senador maranhense dava entrada no Supremo Tribunal Federal, do pedido de anulação do processo de investigação contra ele. O pedido em referência deverá ser julgado nos próximos dias. Lobão esclareceu que durante a sua passagem pelo Ministério de Minas e Energia, manteve relacionamento exclusivamente institucional com a direção da Petrobrás. A ex-governadora Roseana Sarney pediu a anulação do processo usando o mesmo argumento do correligionário: falta de provas.
            POSIÇÃO DE FLÁVIO
          O governador Flávio Dino (PCdoB) não recomenda qualquer tipo de manifestação contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Em alta na concepção da população, segundo as pesquisas, os maranhenses deverão ficar na toca neste domingo e se houver algum movimento em apoio às manifestações de protesto que deverão explodir no resto do país, não será significativo, na opinião de observadores.  Dino assumiu com Dilma o compromisso de atenuar a revolta de outros governadores nordestinos, insatisfeitos com o governo federal.
          BAIXADA
          Um grupo de baixadeiros composto por pessoas influentes na sociedade maranhense e políticos da região, juristas, escritores, professores, jornalistas oriundos daquela região, esteve reunido, pela terceira oportunidade, ontem no auditório da Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa. O objetivo do grupo é criar a “Frente de Defesa da Baixada Maranhense”, a fim de discutir os problemas enfrentados pela população ali radicada e encaminhá-los às autoridades para serem resolvidos. Tratar com respeito e atenção a população da Baixada é dever de estado e o governador Flávio Dino já deu sinais de apoio e solidariedade às questões em debate.

       A reunião de ontem, segundo os participantes foi muito produtiva.   

Nenhum comentário

Copyrighted.com Registered & Protected